Doenças vasculares são silenciosas

É preciso muita atenção ao sistema circulatório sanguíneo, pois as doenças das artérias são as mais difíceis de serem percebidas. Boa parte das doença vasculares se desenvolvem de forma silenciosa, sem apresentar quaisquer sintomas. Podemos citar como exemplo, as varizes, trombose venosa, e o acidente vascular cerebral.

O diagnóstico precoce pode ser decisivo para o não agravamento dessas doenças, evitando maiores complicações ou a necessidade de procedimentos mais complexos.

A consulta de check-up regular com um médico vascular é de extrema importância, principalmente para pessoas idosas ou que apresentem fatores de risco para doenças vasculares.

A aterosclerose, por exemplo, é uma doença progressiva e pode acometer todas as artérias do corpo. Porém, muitas vezes os seus sintomas são “ignorados”. O principal motivo disso é a falta de conhecimento e divulgação. Muitas pessoas que sentem, não possuem queixas no primeiro momento, contudo, após serem examinados e ser constatada alteração nas artérias da perna e/ou braço, eles confirmam os sintomas.

×