O que um Angiologista trata?

Você nunca ouviu falar em angiologia até que, ao sentir dores constantes na circulação, o seu médico lhe recomenda procurar um angiologista em Salvador. E então você descobre que existe uma especialidade dedicada a tratar de todo o sistema circulatório e vascular. Se esse é o seu caso e você resolveu pesquisar um pouco na internet sobre o que a angiologia trata, vamos lhe explicar um pouco mais! O Angiologista é o médico responsável por tratar doenças do sistema circulatório, sendo este formado pelas veias, artérias e vasos linfáticos.

Sabe aquela dor constante nas articulações após um dia inteiro de trabalho? A queimação nas pernas que atrapalham o sono? Esses sintomas indicam que chegou o momento de você procurar por um angiologista! Normalmente os pacientes costumam ignorar esses sintomas, assim como o inchaço nas pernas, acreditando que podem tratar normalmente através de medicações naturais e massagens. O problema é que o que parece ser muito simples e fácil de tratar pode esconder doenças muito mais graves.

É nesse cenário que entra a ação do especialista em angiologia. Então, se você está pensando em pesquisar por angiologistas em Salvador, vamos lhe dar uma prévia de algumas situações em que você deve recorrer imediatamente a ele!

Quando procurar um Angiologista

 Você sabia que as doenças venosas podem atingir até 70% da população acima dos 50 anos de idade? Então, antes de responder a pergunta: “Angiologia trata o que?” precisamos falar um pouco sobre o funcionamento do nosso sistema vascular, que é responsável por drenar todo o sangue da região conhecida como periférica (região inferior do corpo, à exemplo: as pernas) levando ele de volta para o coração. Quando o fluxo de sangue nessa região não flui normalmente, os sintomas surgem nas pernas.

Queimação, inchaço, dificuldade para caminhar, todos eles são resultado de uma redução do fluxo sanguíneo nessa região. Embora, na maioria das vezes, esses sintomas não indiquem doenças graves, é importante o acompanhamento de um médico angiologista. Pois, o não tratamento adequado pode contribuir para o desenvolvimento de doenças mais graves. Mais que isso, esses sintomas indicam que a sua saúde vascular merece mais atenção.

Além da predisposição genética, o sedentarismo tem sido uma das causas para que as doenças venosas se desenvolvam cada vez mais na população. A ausência da prática de atividades físicas, juntamente com hábitos alimentares desregulares, atingem diretamente o coração, que precisa estar saudável para desenvolver a sua função com todo o potencial. Por isso é bem provável que ao ir a uma consulta com um médico angiologista, uma das primeiras perguntas seja sobre o quanto você tem investido no exercício do seu corpo.

Principais doenças que o Angiologista trata

Ainda está em dúvida sobre o que um angiologista trata? Listamos abaixo algumas das principais doenças que são tratadas por médicos dessa especialidade. Acompanhe!

Doença arterial periférica (DAP): como o nome já sugere, a doença arterial periférica acomete a região das pernas, devido a dificuldade de circulação sanguínea na região das pernas. É por esse motivo que toda dor nas pernas deve ser investigada, pois a DAP é consequência do endurecimento das artérias que conduzem sangue para a região inferior do corpo.

Linfedema: o linfedema é caracterizado pelo inchaço no corpo, que ocorre devido ao excesso de líquido linfático no tecido adiposo, gerando dores principalmente nos braços e nas pernas.

Trombose: a trombose ocorre quando o sangue no interior dos vasos é coagulado. O resultado é que a circulação sanguínea dessa região não consegue fluir com toda a sua normalidade, contribuindo para o inchaço. Em seu estágio avançado a trombose pode evoluir para outras partes do corpo, comprometendo a saúde vascular por completo.

Varizes: as varizes costumam atingir, em sua maioria, o público feminino. Podendo ter relação genética, também são consequência de longos períodos em pé. As varizes são caracterizadas pela dilatação de veias que acabam “saltando” na região das pernas.

 Agora que você já sabe o que um angiologista trata, não hesite em procurar o consultório de um angiologista em Salvador ao se deparar com sintomas como os que citamos aqui. Afinal, o cuidado frequente com a saúde é essencial para a longevidade de vida!

×